Chegamos a última semana de nosso semestre. Esta semana está reservada para atualização e recuperação de atividades do segundo bimestre.
Obs.:
Entre em contato diretamente com seu professor pra maiores detalhes.
Bom Estudo e Boas férias!!!
17ª Semana (24 a 28 de maio)
A VIDA NOS ENSINA
A vida nos ensina que tudo o que aprendemos em nossa infância é o que vai dirigir nossa vida. É fundamental para as ideias e para os sentimentos. Margarida, abandonada pelos pais aos 6 anos, foi criada em internato de órfãos. Aos 15 anos saiu para trabalhar numa família, que a teve quase como filha. Deu-se muito bem.
Continuava a estudar. Aos vinte anos tinha sempre problemas em relação às amizades. Não gostava de se aprofundar, embora tratasse todos bem e fosse simpática. Teve um namorado que a entendeu bem e a ajudou a superar imagens erradas da vida de família que lhe ficaram gravadas em sua primeira infância. Foi a sua salvação. A família dá-nos por antecipação as imagens do que será nossa vida.
Toda confiança que temos de pessoas, profissões e situações, são vividas antes em família. Esta deve dar a segurança interior dos valores que firmam nossa felicidade futura. Então a esperança, a certeza de bens que precisaremos começam a despontar em nossa própria família. (Mons. Paulo Daher).
1. O que é, afinal, uma família?
2. Quais as problemáticas pelas quais a família está passando hoje?
3. O texto fala da adoção como um ato de amor. Você conhece alguém que tem um irmão adotivo?
16ª Semana(17 a 21 de maio)
O QUE É ÉTICA E MORAL:
No contexto filosófico, ética e moral
possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo a teoria dos valores morais que orientam o
comportamento humano sobre o que é certo ou errado , enquanto a moral são os
costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
No sentido prático, a finalidade da
ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as
bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter , virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir
e de se comportar em sociedade.
Os termos possuem
origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que
significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo
latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Para saber mais sobre o tema da ética e da moral, assista o vídeo “FILOSOFIA:
Diferença entre Ética e Moral “ . Link abaixo
1) O conceito de ética e moral as vezes são confundidos, apesar
das semelhanças os conceitos dessas duas categorias são distintos. Na sua
opinião , qual a diferença entre a ética e amoral? (pelo
menos 8 linhas)
15ª Semana (10 a 14 de maio)
SEGREGAÇÃO RACIAL
A segregação racial pode ser definida como um tipo de política de Estado que tem por objetivo separar indivíduos ou grupos de indivíduos de uma mesma sociedade por meio de critérios raciais (ou étnicos). Esse tipo de medida passou a ser executado a partir do fim do século XIX e teve forte vigor no século XX, em países como a Alemanha nazista, com o antissemitismo, a África do Sul, com o apartheid, e os Estados Unidos da América.
Após a guerra civil , em parte dos EUA instaurou-se uma política de segregação racial. separações físicas e de provisões em instalações públicas e privadas (especialmente durante a era Jim Crow), o termo é amplamente usado para as barreiras legais de discriminação racial, que inclusive afetavam instituições governamentais.
Onde havia ou não discriminação institucionalizada por lei, os sulistas brancos usavam de violência para intimidar as comunidades negras. Grupos de supremacia racial, como a Ku Klux Klan, promoviam ataques e linchamentos contra negros se eles tentassem exercer seu direito a voto ou desrespeitassem
as leis de Jim Crow. O racismo era visto como uma forma de darwinismo social, afirmando que a segregação era, de alguma forma, condizente com as leis da natureza, com os brancos sendo superiores aos negros. Assim, muitas pessoas afirmavam que seu racismo não era preconceituoso, mas sim baseado em "ciência".
Em 1955, aconteceria um marco na história dos direitos dos negros dos Estados Unidos. No altamente segregado e racista estado do Alabama, uma senhora negra chamada Rosa Parks se sentou em um assento reservado para negros. Com o ônibus ficando cheio, para evitar que brancos ficassem em pé, o
motorista exigiu que os quatro negros da primeira fileira da parte exclusiva do automóvel para 'pessoas de cor' se levantassem, mas Rosa se recusou. Ela acabou sendo presa e enquadrada por desobedecer o código civil da cidade de Montgomery. Isso gerou revolta entre a comunidade negra local e protestos se espalharam. Um bem sucedido boicote as empresas de ônibus de Montgomery entrou em vigor no mesmo ano e durou por algum tempo. A revolta deu mais intensidade ao movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, com Rosa Parks se tornando um símbolo internacional na luta contra a segregação. Figuras proeminentes como Martin Luther King, Jr. ganharam
notoriedade pedindo igualdade de direitos. Enquanto a população branca no norte começava a ver a segregação como algo errado, os sulistas resistiam.
Mas o entendimento das cortes estaduais e federais, além dos políticos, era de que a discriminação racial institucionalizada deveria acabar.
1) "Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter."; Este discurso em defesa dos direitos dos negros foi proferido por:?
a) Hittler.
b) Nelson Mandela.
c) Malcolm X.
d) Martin Luther King.
2) Um episódios marcante da luta contra a segregação racial em que Martin Luther King se envolveu e desencadeou um boicote de mais de um ano aos transportes públicos de Montgomery, Alabama. Neste episódio:
a) Um taxista branco atropelou um comerciante negro.
b) Uma mulher negra foi obrigada a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco.
c) Um ônibus escolar deixou de embarcar crianças negras.
d) Um motorista de ônibus branco atropelou uma mulher negra.
14ª Semana (03 a 07 de maio)
O BEM E O MAL
AULA 02
A PEDRA
O distraído nela tropeçou.
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da vida, dela fez assento.
Para os meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Com ela, Davi matou Golias.
E o artista concebeu a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não estava na pedra, mas no homem!
ATIVIDADE
1) Com base no poema intitulado “A pedra”, explique a conclusão do autor: “(...) a
diferença não estava na pedra, mas no homem!”
13ª Semana (26 a 30 de abril)
RELIGIÃO E MORALIDADE
Todos perguntam o que é o bem e o que é o mal. A resposta não é fácil, pois há muitas ideias diferentes a respeito. Mas podemos começar por dizer que o bem é uma ação humana positiva, um agir virtuoso, um comportamento adequado. A conduta humana pode ser tanto boa quanto má. É nesse sentido moral que vamos analisar a questão: “o bem e o mal estão relacionados ao comportamento das pessoas. O problema é que o que é bem ou mal para alguém pode não ser para outro, e assim as coisas se complicam.” As religiões e as filosofias sempre deram suas respostas a essa questão.
A forma como Santo Agostinho, filósofo cristão, tentou responder é interessante. Seu argumento era de que o Universo é inteiramente bom, e que o mal é apenas a ausência ou a privação do que é bom. Onde o bem não existe, forçosamente existe o mal. Mas de onde vem o bem? O bem vem de Deus e é a marca do Criador dentro dos seres humanos. Agostinho afirmava que Deus era o supremo Bem; nada poderia ter mais bondade do que Ele. O mal é obra dos próprios seres humanos; resulta da sua liberdade, do seu livre- arbítrio.
Existe ainda outra visão, que podemos chamar de evolucionista.
Segundo ela, o objetivo final de todo indivíduo é praticar o bem, o mal é apenas um erro passageiro. Essa é, por exemplo, a visão espírita e de outras correntes espiritualistas.
1) Comente a seguinte afirmação: 2. “O bem e o mal estão relacionados ao comportamento das pessoas. O problema é que o que é bem ou mal para alguém pode não ser para outro, e assim as coisas se complicam.”
2) Segundo Santo Agostinho, qual é a origem do mal?
12ª Semana (19 a 23 de abril)
ALICE, O GATO E O CAMINHO
"Lewis Carol era professor de matemática na Universidade de Oxford quando escreveu o seguinte, em Alice no País das Maravilhas:
- Gato Cheshire... quer fazer o favor de me dizer qual é o caminho que eu devo tomar?
- Isto depende muito do lugar para onde você quer ir - disse o Gato.
- Não me interessa muito para onde... - disse Alice.
- Não tem importância então o caminho que você quer tomar - disse o Gato.
- ...contanto que eu chegue a algum lugar - acrescentou Alice como uma explicação.
- Ah, disso pode ter certeza - disse o Gato - desde que caminhe bastante.
A resposta do Gato tem sido frequentemente citada para exprimir a opinião de que os cientistas não sabem para onde o conhecimento está levando a humanidade, além disso, não se importam muito. Diz-se que a ciência não pode oferecer objetivos sociais porque os seus valores são intelectuais e
não éticos. DUBOS, René. O despertar da razão. São Paulo, Melhoramentos.
Edusp, 1972 p. 165.
RESPONDA
1) O que o autor quis dizer quando comparou a postura dos cientistas ao diálogo entre o Gato e Alice?
2) Em que momento do texto pode-se comparar a necessidade de conhecer as
consequências das decisões para não cometer erros?
Olá, queridos alunos!
Por motivos de força maior, o blog não pôde ser atualizado do período de (16 de março a 16 de abril). Neste período, as atividades foram postadas nos grupos de Whatsapp de nossa escola. Caso tenha perdido alguma atividade nesse período, entre em contato diretamente com seu professor pelo Whatsapp.
6ª Semana (08 a 012 de março)
5ª Semana (01 a 05 de março)
- Olá! Estamos na semana de revisão.
- Esta semana deve ser para colocar todas as tarefas atrasadas em dias.
- Consulte seus professores, através dos contatos de whatsapp, para confirmar sua situação.
- Caso já tenha entregado todas, aproveite para revisar os conteúdos estudados ou entre em contato com seu professor para receber atividades complementares.
Bom estudo!!!
4ª Semana (22 a 26 de fevereiro)
Olá , caros alunos , a atividade de hoje é uma avaliação que tem o objetivo de analisar a aprendizagem dos conteúdos do ano passado . Essa avalição será feita através do google forms ( formulário ). Para usar esse recurso é muito simples , é só acessar o link abaixo responder as 5 questões de múltipla escolha e , ao final , enviar a atividade clicando em “ enviar “ fim da página , ok?