Brigida 7º anos A B e C Manhã

 

Brigida

 41ª Semana (6 a 10 de dezembro) 

1) No período pré-colonial a atividade econômica que teve maior destaque foi: 

a) Pau-brasil 

b) Mineração 

c) Cana-de-açúcar 

d) Café 

e) Algodão 

2) Em 1534, a Coroa portuguesa dividiu o território em 15 partes que ficaram conhecidos como: 

a) Governos gerais 

b) Tratado de Tordesilhas 

c) Capitanias hereditárias 

d) Tratado de donatários

e) Sesmarias 

3) A expansão do Império napoleônico refletiu diretamente na independência do Brasil, pois: 

a) Portugal apoiou a Inglaterra e foi obrigado a lutar ao seu lado contra Bonaparte, deixando as colônias abandonadas. 

b) Napoleão Bonaparte invadiu Portugal, a Família Real portuguesa foi para o Brasil e assim, os brasileiros ganharam mais vantagens comerciais. 

c) As batalhas napoleônicas mudaram o mapa europeu fazendo com que Portugal modernizasse seu exército e se fortalecesse. 

d) Os franceses invadiram Portugal e ajudaram os brasileiros a lutar contra Dom João VI. 

4) Leia os textos abaixo: 

I. A Batalha do Pirajá foi um grande marco na luta pela independência na Bahia. Em 8 de novembro de 1822, as tropas brasileiras impediram o avanço lusitano para o interior do estado, impondo uma derrota militar e política às forças portuguesas. 

II. “Nasce o sol a 2 de julho/ Brilha mais que no primeiro/ É sinal que neste dia/ Até o sol é brasileiro” 

(Hino da Bahia) (Independência da Bahia: A consolidação do nacionalismo e o surgimento de novos heróis da Pátria.Noticiário do Exército, 02.07.2019.)

Ambos os trechos contradizem um dos mitos sobre a independência do Brasil. 

Assinale o trecho que expressa esta questão corretamente: 

a) A tensão em escolher o 7 de setembro, 2 de julho ou 8 de novembro como a data magna emancipação do Brasil. 

b) A Independência do Brasil foi um processo pacífico destituído de lutas militares em todo território brasileiro. 

c) Todos os envolvidos na independência do Brasil concordavam nos aspectos políticos e econômicos da situação. 

d) Portugal tentou recuperar o território brasileiro pela via pacífica e não militar. 

5) O ano de 1824 assinala uma grande revolução – Confederação do Equador, ocorrida na província de: 

a) Minas Gerais. 

b) São Paulo.. 

c) Pernambuco.

d) Alagoas.



 40ª Semana (29 de novembro a 03 de dezembro) 

🌻 Bom dia 🌻


Para as turmas dos 7 Anos A/B/C (MANHÃ)👇🏽


Assistir o vídeo e responder a seguinte pergunta: 


🌻Qual o nome do acordo que Portugal fez com a Holanda para se proteger da Espanha? 


⚠️ ATENÇÃO ⚠️


Não é pra copiar do Google em...a resposta está no VÍDEO 


Lembrem que a tia também tem acesso às respostas do Google 🤭

Então, sem trapaças combinado?


🌻Podem enviar em forma de ÁUDIO ou TEXTO no caderno


Aguardando


 36ª Semana (01 a 05 de novembro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

O pau-brasil na economia colonial

O interesse na extração e comercialização do pau-brasil, ou Caesalpina echinata, como é conhecido cientificamente, resultou de duas características principais inerentes a esse vegetal: 1) as propriedades de tingimento de tecidos, que vêm da sua coloração avermelhada; 2) sua madeira resistente, que servia para a confecção de vários artigos, desde instrumentos musicais até móveis.

A extração do pau-brasil contava com a mão de obra indígena e, já em torno do ano de 1503, o negócio que girava em torno dessa extração apresentava uma enorme infraestrutura. Os índios eram encarregados de derrubar as madeiras, separá-las em partes e conduzi-las para as casas dos feitores, onde eram guardadas, sendo, posteriormente, encaminhadas para os navios. Como escambo, os índios recebiam as bugigangas e as peças manufaturadas que os portugueses traziam da Europa.

Portugal outorgava a alguns exploradores a possibilidade de monopolizar o comércio de pau-brasil. As feitorias eram a base de controle do monopólio, pois, além de terem a função de armazenamento, também funcionavam como o primeiro estágio de triagem da quantidade de produto extraído, que tinha como destino a coroa portuguesa. Dessa forma, possuíam uma função estratégica importante.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1 ) Cite uma das características sobre o pau-Brasil que aparecem no primeiro parágrafo ( 2 linhas )

2) Segundo o último parágrafo o que as feitorias eram ? ( 2 linhas )



 35ª Semana (24 a 29 de outubro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

AS REVOLTAS DO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO

Dividiram-se entre interesses nativistas e interesses separatistas.

O Brasil foi colonizado por Portugal a partir de 1500, mas a efetiva exploração do território não começou no mesmo ano. Inicialmente, os portugueses apenas extraíam das terras brasileiras o pau-brasil que era trocado com os indígenas. Na falta de metais preciosos (que demoraram a ser encontrados) esse tipo de relação de troca chamada escambo permaneceu por algumas décadas. A postura dos portugueses em relação ao Brasil só se alterou quando a ameaça de perder a nova terra e seus benefícios para outras nacionalidades aumentou.

Com o desenvolvimento da exploração do Brasil em sentido colonial, ou seja, tudo que era produzido em território brasileiro iria para Portugal, a metrópole e detentora dos lucros finais. Esse tipo de relação estava inserido na lógica do Mercantilismo que marcava as ligações de produção e lucro entre colônias e suas respectivas metrópoles.

O modelo que possui essas características é chamado de Pacto Colonial, mas as recentes pesquisas de historiadores estão demonstrando novas abrangências sobre a rigidez desse tipo de relação comercial. Ao que parece, o Pacto Colonial não era tão rígido como se disse por muitos anos, a colônia tinha certa autonomia para negociar seus produtos e apresentar seus interesses.

De toda forma, é certo que o tipo de relação entre metrópole e colônia envolveu a prática da exploração. O objetivo das metrópoles era auferir o máximo de lucros possíveis com a produção das colônias. No Brasil, antes do ouro ser encontrado e causar grande alvoroço, a cana-de-açúcar era o principal produto produzido, na região Nordeste. 

A exploração excessiva que era feita pela metrópole portuguesa teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século XVII. Neste, ocorreu apenas um movimento de revolta, mas foi ao longo do século XVIII que os casos se multiplicaram. Entre todos esses movimentos, podem-se distinguir duas orientações nas revoltas: a de tipo nativista e a de tipo separatista. As revoltas que se encaixam no primeiro modelo são caracterizadas por conflitos ocorridos entre os colonos em defesa de interesses de membros da elite colonial. Somente as revoltas de tipo separatista que pregavam uma independência em relação a Portugal

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) Como se dividiam as revoltas coloniais brasileiras ? ( 2 linhas )

2) O primeiro parágrafo que Portugal não explorava totalmente o território brasileiro. A partir de qual momento a postura dos portugueses mudou ? ( 2 linhas )

3) O que significa a exploração dos portugueses ter sentido colonial ? ( 2 linhas , 2º parágrafo )

4) O que são revoltas nativistas ? ( 2 linhas , último parágrafo )

5) O que são revoltas separatistas ? ( 2 linhas , último parágrafo )



 34ª Semana (18 a 22 de outubro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

Governo Geral

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

O governador geral, indicado pelo rei, seria responsável pelo desenvolvimento econômico da colônia, desde criação de engenhos, administração e proteção de terras, inserção dos indígenas na população, dentre outros.

Os três primeiros governadores gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572). A administração de Tomé de Sousa iniciou o processo de restabelecimento da Coroa Portuguesa nas terras brasileiras. Por conseguinte, Duarte da Costa entrou em diversos conflitos com os indígenas; por outro lado, Mem de Sá, aproveitou para se aproximar dos índios e utilizá-los como força para combater os franceses invasores.

Embora Portugal tenha dividido o país em dois polos, após a morte de Mem de Sá (em 1572), do qual a sede do norte era em Salvador e a sede do Sul, no Rio de Janeiro, o governo geral foi extinto em 1808, com a chegada da família real ao Brasil.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1 ) O governo geral foi uma medida estabelecida após o fracasso das capitanias hereditárias . Quais as finalidades mostradas no 1º parágrafo ? ( 2 linhas )

2) Quais os nomes dos três primeiros governadores gerais ? ( 2 linhas )

3) Qual dos governadores gerais iniciou o restabelecimento do reino ( coroa ) portuguesa em terras brasileiras ? ( 1 linha )

4) Quando o governo geral foi extinto ? ( 2 linhas )


 33ª Semana (11 a 15 de outubro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

Invasões Holandesas no Brasil

Invasão do Nordeste

A primeira ação dos holandeses deu-se contra as feitorias dos portugueses instaladas no litoral do continente africano. Depois, os holandeses voltaram-se contra Salvador, atacando-a em 1604, mas, nesse ataque, não conseguiram conquistar a cidade. Uma trégua entre as duas nações foi assinada em 1609, estendendo-se até 1621.

O fim da trégua marcou uma segunda fase nas ações holandesas contra o Nordeste brasileiro. Em 1621, foi criada na Holanda a Companhia das Índias Ocidentais (ou WIC, na sigla em holandês). Essa empresa tinha como objetivo fundar uma colônia holandesa na América para controlar os centros produtores de açúcar. Por meio dela, os holandeses também se voltaram contra os postos de venda de escravos na África.

Aconteceu em 1624 o primeiro grande ataque contra o Nordeste. O alvo foi novamente Salvador, com os holandeses tentando conquistar a cidade tendo em vista expandirem-se pelo Brasil. Após um dia de luta, eles conquistaram-na, mas não conseguiram expandir-se para o interior da Bahia. A resistência nos arredores da cidade foi muito grande, e os holandeses foram expulsos dela um ano depois.

Ataque a Pernambuco

Os holandeses em 1630 voltaram com uma força armada de mais de sete mil homens, mas, dessa vez, para atacar Pernambuco. Essa região possuía mais de 100 engenhos e era um dos grandes produtores de açúcar do Brasil. Os holandeses conquistaram facilmente Olinda e Recife, e, ao longo dos anos, expandiram sua colônia para outras regiões do Nordeste.

Essa expansão aconteceu entre 1630 e 1637, chegando a regiões como Paraíba e Sergipe. A partir de 1637, a administração colonial foi entregue a João Maurício de Nassau, um militar alemão. Ele realizou uma série de reformas em Pernambuco e priorizou consideravelmente os principais núcleos urbanos — Recife e Olinda. 

Nassau procurou desenvolver a economia açucareira, destruída pela batalha; melhorar as normas de higiene em Recife; aumentar a distribuição de alimentos; incentivar o desenvolvimento científico e artístico em Pernambuco; e garantir a liberdade religiosa nos territórios que controlava. Por outro lado, os holandeses mantiveram a instituição do trabalho escravo.

Os problemas financeiros da Companhia das Índias Ocidentais colocaram em xeque a existência do projeto colonial dos holandeses no Brasil. A intenção de desenvolver uma colônia baseada no comércio fracassou, e o momento que deixou isso perceptível foi o retorno de Maurício de Nassau para a Holanda.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1 ) Qual o objetivo da Companhia das Índias Ocidentais como empresa ? ( 2 linhas )

2) Quais as cidades pernambucanas conquistadas pelos holandeses ? ( 1 linha )

3) Qual o nome do militar alemão a serviço dos holandeses que estava na administração colonial ? ( 1 linha )

4 ) Qual a situação mostrada no último que colocou em xeque ( questionamento ) o projeto colonial dos holandeses no Brasil ? ( 2 linhas )



 32ª Semana (04 a 8 de outubro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

Invasões Holandesas no Brasil

As invasões holandesas no Brasil aconteceram ao longo do século XVII ( 17 ) e tiveram como momento-chave quando os holandeses invadiram e ocuparam Pernambuco. A ocupação holandesa no Nordeste estendeu-se de 1630 a 1654 e teve relação com o envolvimento diplomático entre Portugal, Espanha e Países Baixos ( Holanda ).

Os holandeses tinham como objetivo montar uma colônia baseada na produção de açúcar, e a ocupação holandesa teve como grande nome o governador Maurício de Nassau, um alemão que esteve aqui de 1637 a 1643 e promoveu uma série de reformas e melhorias na cidade de Recife. Os holandeses foram expulsos ao final das Guerras Brasílicas.

Entendendo a invasão holandesa

A invasão do Nordeste pelos holandeses não foi puramente um ato motivado por interesses econômicos, havia também um contexto que envolvia as relações diplomáticas de três países: Portugal, Espanha e Holanda.

Primeiramente, devemos lembrar-nos de que a atividade açucareira era a principal atividade econômica do Brasil e era altamente lucrativa. Sua instalação deu-se com empréstimos holandeses, e a participação holandesa nesse negócio também se dava no transporte, refinamento e distribuição do produto pela Europa. Portanto, existia uma grande parceria econômica entre Portugal e os Holanda que era lucrativa para os dois lados.

Essa relação começou a ficar abalada por conta da crise da Dinastia de Avis, no final da década de 1570. Com a morte do rei de d. Henrique, rei de Portugal, iniciou-se uma crise dinástica que resultou na entronização de Filipe II da Espanha como rei de Portugal. Isso fez com que os tronos espanhol e português fossem ocupados pelo mesmo monarca. Esse acontecimento ficou conhecido como União Ibérica, e a junção das Coroas espanhola e portuguesa durou de 1580 a 1640.

Assim, os dois impérios unificaram-se, e as posses portuguesas passaram a ser administradas pela Espanha. Momento em que as coisas complicaram-se, pois a Espanha estava em guerra com a Holanda, e isso significava que, obviamente, os holandeses seriam excluídos do negócio do açúcar. Como vingança, os holandeses decidiram atacar as antigas posses de Portugal para recuperar seus ganhos com o açúcar.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) A ocupação holandesa durante qual período ? ( 1 linha )

2) Qual o objetivo dos holandeses ? ( 2 linhas , 2º parágrafo )

3) Os holandeses tinham grande participação e parceria com os portugueses além dos empréstimos para os negócios do açúcar. Responda quais as outras situações de participação holandesa. ( 2 linhas , segundo parágrafo do tópico Entendendo a invasão holandesa)

4) A união ibérica juntava no mesmo reino quais países ? ( 1 linha )


 31ª Semana (27 de setembro a 01 de outubro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

A criação do governo geral

No Brasil Colônia, o primeiro governo-geral foi criado em 1548. O sistema de capitanias hereditárias não deixou de existir, porém algumas fracassaram em detrimento de alguns motivos como:

• Ausência de recursos financeiros;

• Ataque de índios;

• Amaça de estrangeiros;

• Distância em relação à Metrópole.

O objetivo de Portugal em criar um governo-geral era de reduzir o poder dos donatários e formar um comando geral na colônia. A Bahia foi selecionada como a sede do Governo-Geral em razão do lugar ser um ponto estratégico para estabelecer a comunicação com as outras capitanias brasileiras.

Quem foram os governadores gerais

Para administrar a colônia e responder em nome do rei foi escolhido um governador-geral. O três primeiros foram:

• Tomé de Souza: ele foi o primeiro governador-geral. Na sua administração fundou a cidade de Salvador (1549), a primeira capital da colônia. O governo de Tomé de Souza durou de 1549 a 1553;

• Duarte da Costa: ele foi o segundo governador geral da colônia. O governo dele durou de 1553 a 1558;

• Mem de Sá: o terceiro a assumir o governo geral. Na administração de Mem de Sá os franceses foram expulsos do Brasil. Ele também fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e permaneceu no cargo de 1558 a 1572.

Estrutura do governo-geral no Brasil Colônia

O governo-geral no Brasil Colônia havia três auxiliares, sendo eles:

• Ouvidor-mor: encarregado da justiça do governo;

• Provedor-mor: responsável pelo setor financeiro;

• Capitão-mor: cuidava da defesa do litoral.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) O início do texto fala que a implantação do governo geral não extinguiu as capitanias hereditárias . Mas que algumas levaram as mesmas ao fracasso. Cite um dos motivos. (1 linha )

2) Qual era o objetivo do governo geral ? ( 2 linhas )

3) Porque a Bahia foi escolhida como sede do governo geral ? ( 3 linhas )

4) Cite apenas os nomes dos três governadores gerais que aparecem no texto . ( 2linhas )


 30ª Semana (20 a 24 de setembro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

BRASIL COLÔNIA

Período que compreende os anos de 1530 a 1822. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.

MOTIVOS DE PORTUGAL PARA A COLONIZAÇÃO 

A terra recém-encontrada despertava o interesse não apenas de Portugal, mas também de outras nações. Os lusitanos enfrentavam ameaças de navios estrangeiros que cercavam o litoral brasileiro. Como exemplo, os franceses que haviam fortalecido relações com os indígenas. Além disso, alguns países não reconheciam o Tratado de Tordesilhas.

Não apenas a ameaça estrangeira de instalar-se no Brasil, mas também a busca por metais preciosos contribuíram para a escolha de Portugal em colonizar o país. A Espanha havia descoberto ouro na América. Com isso, os portugueses criaram a expectativa de encontrar o brilhante de cor amarela também em solo brasileiro.

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS – O Início da ação colonizadora !

O marco O ( acontecimento ) inicial do Brasil Colônia foi o momento em que D. João III encaminhou Martim Afonso de Souza, em 1530, para realizar uma expedição colonizadora no litoral brasileiro. A finalidade foi estabelecer vilas e dividir lotes de terras para os donatários (pessoa que administrava terras que recebiam) explorarem metais preciosos e cultivassem a cana-de-açúcar.

O trabalho de expedição de Martim Afonso de Souza estendeu-se do litoral de Pernambuco até o rio da Prata. Ele fundou no litoral paulista a primeira vila do Brasil, em 1532, denominada de Vila de São Vicente.

A partir de então, Portugal adotou uma medida para estabelecer o processo de colonização do Brasil: as Capitanias Hereditárias. Essa estratégia consistiu na divisão do país em 15 capitanias hereditárias, que eram faixas de terras que abrangia o litoral brasileiro até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Esse era um documento que atestava o acordo entre Portugal e Espanha sobre os limites das terras descoberta por ambos.

Como foi dito, quem recebia os lotes eram denominados de donatários. Já os documentos que atestavam o direito de posse das terras eram denominadas carta de doação e foral.

CARTA DE DOAÇÃO - Documento dava a posse da terra ao donatário e a possibilidade de transmitir essa terra aos filhos, mas não a autorização de vendê-la 

FORAL – Carta que por sua vez estipulava tributos e a distribuição dos lucros da produção das capitanias, definindo o que pertencia à Coroa e o que pertencia aos donatários.

ATIVIDADES – Copiar e responder no caderno

1) Qual acontecimento deu início do Brasil Colônia ? ( 2 linhas )

2) O que eram as capitanias hereditárias na questão de limites de terras ? ( 3 linhas , 6º parágrafo )

3) O que é a carta de doação ? ( 2 linhas )

4) O que é carta foral ? ( 2 linhas )


 29ª Semana (13 a 17 de setembro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL - PERÍODO PRÉ-COLONiAL !

O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530. Essa fase encerrou-se com a implantação do sistema de capitanias hereditárias e ficou conhecida dessa forma pela ausência de uma política de colonização e de ocupação por parte de Portugal em relação ao Brasil. Nessa época, houve ainda a predominância da exploração do pau-brasil e da instalação de feitorias no litoral brasileiro.

A chegada dos portugueses ao Brasil iniciou o período conhecido como Pré-colonial, que foi caracterizado pelo aparente desinteresse de Portugal em relação às terras brasileiras. Isso ocorreu, sobretudo, porque o interesse da elite econômica portuguesa estava mais voltado ao desenvolvimento do comércio com a Índia, e por causa das dificuldades em averiguar as possibilidades econômicas do novo território.

Nesse momento, a política adotada pelos portugueses no Brasil foi a mesma implantada  na costa do litoral africano, e, assim, incentivou-se a construção de feitorias, como as quatro construídas em Pernambuco, Cabo Frio, Rio de Janeiro e na Baía de Todos os Santos. Essas feitorias funcionavam como entrepostos comerciais que armazenavam as mercadorias para serem transportadas para a Europa.

As primeiras iniciativas de exploração do território brasileiro foram entregues por Portugal para Fernão de Noronha, no período entre 1503 e 1505. Durante essas explorações, iniciou-se a principal atividade econômica do Brasil da fase pré-colonial: a exploração do pau-brasil. A rentabilidade dessa mercadoria devia-se, principalmente, à utilização da madeira para a produção de tinta. A exploração dessa matéria-prima seguiu como prática econômica no Brasil até o século XIX – apesar de ter sido mais intensa durante esse período exploratório inicial.

A extração do pau-brasil era feita com a mobilização do trabalho dos indígenas por meio  do escambo. Os indígenas realizavam o corte e o transporte das toras da madeira até as feitorias e eram pagos por quinquilharias em geral, tais como espelhos, baús de metal, foices etc. Os nativos também forneciam aos portugueses mercadorias como a farinha.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) O que é o período pré-colonial ? ( 2 linhas )

2) Pelo que informa o segundo parágrafo como se caracteriza o período pré-colonial ? ( 2linhas )

3) Qual a principal atividade econômica desenvolvida no período pré-colonial entre 1503à 1505 ? ( 1 linha )

4) Segundo o último parágrafo qual o nome do sistema de pagamento que era utilizado pelos portugueses para com os indígenas ? ( 1 linha )




 28ª Semana (06 a 10 de setembro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL

DIVISÃO DA AMÉRICA !

As explorações portuguesas chamaram a atenção das grandes coroas do continente europeu e mobilizaram a Coroa espanhola para financiar uma expedição em direção à Índia. Os espanhóis financiaram a viagem de Cristóvão Colombo, que acabou chegando à América, em 1492.

A notícia dessa chegada logo se espalhou e gerou uma reação dos portugueses, que entraram na disputa. Essa disputa deu-se no campo diplomático e resultou no Tratado de Tordesilhas, acordo assinado pelas duas nações, em 1494. Nesse acerto, foi estipulado uma linha imaginária na qual as terras, a oeste, seriam espanholas, e a leste, portuguesas.

As notícias dos espanhóis em terras tão a oeste, naturalmente, despertou a curiosidade e o interesse dos portugueses, mas, em 1500, Portugal ainda não havia chegado a elas. Sendo assim, uma nova expedição foi organizada, e sua liderança foi entregue ao comando de Pedro Álvares Cabral, um fidalgo em ascensão. 

A expedição liderada por Cabral possuía 13 embarcações, sendo 10 naus e três caravelas, cada uma com um capitão. Segundo o historiador Jorge Couto, a expedição tinha de 1200 a 1500 homens, que zarparam de Lisboa no dia 9 de março de 1500.

Os portugueses no dia 2 de maio partiram do Brasil em direção à Índia. O rei português Dom Manuel foi informado, ainda em 1500, a respeito do achado da nova terra, e o principal relato disso foi feito pelo escrivão da viagem, Pero Vaz de Caminha. Apesar do achamento em 1500, foi somente a partir da década de 1530 que os portugueses tomaram iniciativas consistentes de colonização.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) Leia o segundo parágrafo sobre o TRATADO DE TORDESILHAS e marque a opção correta.

a ) Foi assinado antes de Portugal se lançar aos mares

b) Representou uma reação dos espanhóis para com os portugueses.

c) Representou uma reação dos portugueses para com os espanhóis

2) O que foi estipulado ( acertado ) no Tratado de Tordesilhas quanto as terras a Leste e a Oeste ? ( 2 linhas )

3) O terceiro parágrafo mostra que Pedro Álvares Cabral foi nomeado líder uma expedição portuguesa. Marque a opção correta sobre qual direção era o alvo dessa expedição .

a) Leste b ) Oeste

4) Qual era o nome do rei de Portugal quando os portugueses chegaram ao Brasil ? ( 1 linha )



 27ª Semana (30 de agosto a 03 de setembro) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL

A chegada dos portugueses aqui se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral, português que encabeçava a travessia cujo destino final era a Índia. Os historiadores ainda discutem, atualmente, se houve intencionalidade na chegada dos portugueses aqui.

Essa questão de discussão sobre a intencionalidade da chegada dos portugueses é a razão que tem tornado o uso do termo " descobrimento " bastante questionado pelos historiadores .

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das Grandes Navegações ( expansão marítima e comercial ) e deu início à presença contínua dos portugueses no território brasileiro. A partir desse acontecimento, iniciou-se a colonização do Brasil, embora os portugueses só tenham tomado medidas efetivas de colonização a partir da década de 1530.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS !

A chegada dos portugueses ao Brasil é resultado de um contexto histórico muito específico e relacionado à história portuguesa e às Grandes Navegações. Primeiramente, é importante considerar que a chegada dos portugueses aqui foi resultado da exploração oceânica, realizada durante as Grandes Navegações, ao longo do século XV.

Portugal foi o país pioneiro na exploração do Oceano Atlântico, e isso só foi possível graças ao fato de que Portugal acumulou todas as condições necessárias que lhe permitiram investir no desenvolvimento náutico. Politica, tecnológica, comercial e até geograficamente, Portugal tinha as condições para despontar na exploração marítima. 

Politicamente, Portugal era uma nação estável (em comparação a outras nações europeias) porque tinha uma dinastia consolidada e o território unificado. No final do século XIV, conflitos relativos à Revolução de Avis levaram a dinastia de Avis ao trono português. No longo prazo, a dinastia de Avis estabilizou Portugal e permitiu que houvesse condições para o desenvolvimento comercial e tecnológico no país. 

1) Como se deu a chegada dos portugueses ao Brasil ? ( 2 linhas )

2) Pelo que informa o segundo parágrafo qual a fato que faz o termo "descobrimento" ser questionado ? ( 2 linhas )

3) Portugal foi o país pioneiro das grandes navegações. Quais condições informadas no quinto parágrafo são informadas ? ( 2 linhas )


 26ª Semana (23 a 27 de agosto) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

A SOCIEDADE INDÍGENA NA ÉPOCA DA CHEGADA DOS PORTUGUESES !

O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.

Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).

Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha. 

As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

1) O primeiro contato entre indígenas e portugueses foi de muita estranheza. Marque a opção correta.

a) Para a parte dos indígenas 

b ) Para a parte dos portugueses 

c ) Para as duas partes

2) O que é a técnica da coivara usada pelos indígenas nas atividades agrícolas ? ( 2linhas )

3) Quais regras baseavam as relações das tribos indígenas ? ( 3 linhas , penúltimo parágrafo )

4) Através de que meio os índios faziam os seus objetos pessoais ? ( 2 linhas )


 25ª Semana (16 a 20 de agosto) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

TEORIAS DO ABSOLUTISMO

A partir fortalecimento do regime, alguns filósofos desenvolveram teorias justificando o uso do poder absoluto, entre eles Nicolau Maquiavel, Jacques Bossuet e Thomas Hobbes.

Nicolau Maquiavel : Defensor do Estado e dos soberanos, e defendia a utilização de todos os meios para garantir o sucesso e continuidade do seu poder.

Dizia que era mais importante que um rei fosse temido do que amado. Em seu livro O Príncipe, ele justificou o uso da violência como manutenção do controle.

Jean Bodin : Bodin associou o Estado à família, defendendo tal qual o poder de um chefe de família, o poder real deveria ser ilimitado. 

Jacques Bossuet : Associou o regime ao poder de Deus. Para ele, o rei era um representante de Deus na terra e suas atitudes não deveriam ser contestadas, pois seria a mesma coisa que contestar o próprio Deus.

Thomas Hobbes em seu livro Leviatã o poder real era necessário para colocar ordem no mundo. Acreditava que os homens se uniram em um contrato social e atribuíram poderes a um soberano para protegê-los, pois antes do poder absoluto do rei, a Europa vivia em um estado de caos.

1) Qual a finalidade geral das teorias absolutistas ? ( 1º parágrafo , 2 linhas )

2 ) Maquiavel defendia a utilização de que ? ( 1 º parágrafo , 2 linhas )

3) Qual dos pensadores associavam os poderes do rei a um Deus ?

a) Maquiavel b) Bodin c) Bossuet d) Hobbes

4) Segundo Thomas Hobbes porque o poder real era necessário ?




 24ª Semana (09 a 13 de agosto) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

MAIAS , ASTECAS E INCAS: Os principais povos pré-colombianos

MAIAS

Os maias se estabeleceram onde atualmente é o sul do México, Guatemala, Belize eHonduras. Cultivavam algodão, milho, tabaco e desenvolveram um sofisticado sistema numérico.

No entanto, o que mais nos chama atenção nos maias é sua impressionante arquitetura.

Até hoje sobrevivem pirâmides onde se ofereciam sacrifícios humanos e de animais.

Estas construções eram ricamente decoradas com estátuas de animais e símbolos

diversos.


Como eram excelentes astrônomos, criaram calendários onde podiam conhecer as datas dos eclipses e estações do ano. Tudo isso era fundamental para a realização das atividades agrícolas e dos rituais aos seus deuses.


ASTECAS

Os astecas viviam, originalmente, no norte do atual México.

Imigraram para o centro deste território e foram submetendo vários povos e, em 1325, se estabeleceram no meio do planalto mexicano onde construíram sua capital, Tenochtitlan, no centro de um lago. Esta cidade se tornou o centro do grande império e impressionou aos espanhóis com suas ruas largas e limpas.

O povo asteca se organizava como um verdadeiro império e cobrava tributos dos povos subjugados. Cultivavam amendoim, milho, tomate, cacau (para fazer chocolate), feijão, abóbora, pimenta, melão, abacate e comercializavam artesanato com as populações vizinhas.

INCAS

Viveram na região onde estão os atuais Peru, Equador, parte do Chile e da Argentina. 

Os incas submeteram vários povos e estabeleceram uma rede de impostos e contribuições de trabalho que atingia todo império. Registravam a cobrança de tributos e acontecimentos num sistema denominado quipo. Este consistia em uma série de fios coloridos onde eram feitos nós de 1 até 9.

Plantavam milho, bata e coca, e domesticaram animais como a lhana da qual obtinha lã, leite, carne, além de ajudar na carga de mercadorias.

Assim como os demais povos pré-colombianos, os incas eram politeístas e honravam a natureza. Para isso realizavam cerimônias grandiosas a cada mudança de estação que incluíam procissões, músicas, sacrifícios de animais e humanos.

1) Os maias eram excelentes astrônomos e criaram calendários. O que esses calendários esses calendários ajudam os maias a conhecer ? ( 2 linhas )

2) Quem os astecas ofereciam em rituais religiosos ? ( 1 linha )

3) Como funcionava o sistema de contagem Quipo dos incas ? ( 2 linhas )

4) Marque a opção que indica a característica comum aos três povos .

a) Sistema de contagem b) Localização c) O fato de realizarem sacrifícios religiosos d) Calendários


 23ª Semana (02 a 06 de agosto) 


 

 

 22ª Semana (29 a 30 de julho) 

Esta semana será reservada para realização da avaliação da OBMEP 2021. 

As orientações e link da avaliação estão disponibilizadas no grupo de WhatsApp da escola. 



 21ª Semana (21 a 25 de junho) 

Olá, queridos alunos!

Chegamos a última semana de nosso semestre. Esta semana  está  reservada para atualização e recuperação de  atividades  do segundo  bimestre. 

 Obs.: 

 Entre em contato diretamente com seu professor pra maiores detalhes. 


Bom Estudo e Boas férias!!!



 20ª Semana (14 a 18 de junho) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.


SOCIEDADE NO ANTIGO REGIME - O ABSOLUTISMO COMO RESULTADOS DA FORMAÇÃO DOS ESTADOS MODERNOS OU ESTADOS MONÁRQUICOS !

O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa ou de qualquer outro lugar.

Tratava-se de um sistema de governo que estava nitidamente ligado à formação dos Estados Nacionais (nações). Foi a centralização política das monarquias. 

Assim, o rei detinha o poder absoluto e todos deviam obediência e respeito ao monarca.

Abaixo dele estavam seus representantes e os súditos. A relação era marcada pela fidelidade e todos viam o rei como uma espécie de Deus.

Inclusive, obras de intelectuais da época, como “O Leviatã”, do inglês Thomas Hobbes (1588-1679) afirmavam que o rei não devia justificativas dos atos a ninguém, ou seja, os reinados eram totalmente soberanos.

Todas essas características definem o que é conhecido como absolutismo monárquico.

O qual é correspondido pelo poder total do rei sobre o Estado e seu povo. Por isso, o reinado não sofre críticas, contestações ou possíveis fiscalizações, ou seja, é uma espécie de endeusamento do ser supremo.

O rei na monarquia absolutista é o único que elabora as leis, inclusive tendo poder absoluto para tomar decisões e se relacionar com países exteriores. Além disso, não existe Constituição, ou seja, todo poder emana do rei.

A monarquia foi apoiada pela Igreja Católica. Na época, os religiosos afirmavam que a pessoa escolhida para governar era um representante de Deus.

Respondendo somente a Deus, o monarca não podia ser substituído e nem retirado da função. Além disso, quem desobedecesse aos mandamentos do rei era visto como um descumpridor das leis divinas. Assim, pode-se definir o absolutismo monárquico da seguinte maneira:

O rei detém a supremacia e é o único que elabora as leis;

O monarca conta com poder absoluto nas tomadas de decisões;

A Constituição é inexistente, prevalecendo os privilégios de nascimento

ATIVIDADES – Copiar e responder no caderno !

1) O que foi o absolutismo ? ( 2 linhas )

2) Como era marcada a relação de poder do rei no absolutismo ? ( 3º parágrafo , 3 linhas )

3)Sabe-se que o absolutismo era apoiado pela igreja católica. O que os religiosos afirmavam ? ( 2 linhas )

4) Cite uma das características que definem o absolutismo que aparecem no último parágrafo. ( 2 linhas )



 19ª Semana (07 a 11 de junho) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

CONCÍLIO DE TRENTO ( Continuação )

Uma das características do concílio foi reafirmar dogmas rechaçados( criticados ) por Martinho Lutero como a presença real de Cristo na Eucaristia, a veneração aos santos, avalidade dos os sacramentos e a Tradição Oral.

Contudo outras decisões de caráter administrativo foram tomadas como a obrigatoriedade dos bispos residirem nas suas dioceses, a criação seminários para aqueles que desejassem seguir a vida sacerdotal e a proibição da venda de indulgências.

Da mesma forma, se reativou o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido como Inquisição, criada no século XII. Esse tribunal julgaria os hereges, segundo a visão da Igreja Católica.

Igualmente, foi criado o Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos), que consistia numa lista de livros considerados imorais ou contrários a fé pela Igreja. Os exemplares seriam queimados, seus criadores perseguidos e quem os possuísse eram processados.

A fim de revitalizar a catequese tanto na Europa quanto na América, a Companhia de Jesus, criada por Inácio de Loyola, foi fundamental dentro da Reforma Católica, pois através do ensino e das missões, divulgaram a fé católica.

ATIVIDADES – Copiar e responder no caderno !

1) Cite uma das características do Concílio de Trento que é citada no primeiro parágrafo . ( 2 linhas )

2) Cite uma das duas decisões de caráter administrativo tomadas pelo concílio que são citadas no segundo parágrafo . ( 2 linhas )

3) O tribunal do Santo Ofício também é conhecido por qual nome ? ( 1 linha ) 

4 ) Qual o nome do criador da companhia de Jesus citado no último parágrafo ? ( 1 linha )



 18ª Semana (31 de maio a 4 de junho) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.


CONTRARREFORMA OU REFORMA CATÓLICA !


Movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou em 1545 com o Concílio de Trento.


O objetivo era reformar a própria Igreja Católica e dar uma reposta ao protestantismoque estava ocorrendo no Sacro Império Romano Germânico .

A Reforma Católica ocorreu num momento de profundas mudanças sociais e políticas.

O mundo feudal desaparecia pouco a pouco, novas terras foram descobertas na América e a burguesia ascendia como nova camada social.

Igualmente, as ideias humanistas e cientificistas, criticavam duramente o modo de vida de parte do clero, e questionava os dogmas cristãos. Isto exigia uma resposta da Igreja Católica a estes novos tempos.


Desta maneira, surgem pensadores como Erasmo de Roterdã, Juan de la Cruz, Tereza d'Ávila, Vicente de Paulo, entre outros, que defendem uma igreja voltada aos mais necessitados e não ao poder. Como resultado haverá uma grande reforma nas ordens religiosas contemplativas e a criação de congregações, como os vicentinos, voltados para a educação e acolhimento dos pobres.

A chegada dos europeus na América também fez surgir a necessidade de uma ordem voltada para as missões. Neste sentido, destaca-se a Companhia de Jesus, cujos membros eram conhecidos como jesuítas, em 1534.

CONCÍLIO DE TRENTO

A reforma católica se caracteriza por rever aspectos espirituais e administrativos da Igreja Católica, além de retrucar as ideias de Lutero. Para que isso fosse possível foi necessário convocar um concílio.

CONCÍLIO : Reunião de bispos da Igreja Católica convocada pelo Papa quando surge uma questão grave sobre a fé.

Entre 1545 e 1563, religiosos e teólogos se reuniram em concílio na cidade de Trento, situada, atualmente, na Itália.

Reuniu representantes da Igreja Católica de toda a Europa, das igrejas ortodoxas e teólogos protestantes.

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) O que é contrarreforma ou reforma católica ? ( 2 linhas )

2) Qual o objetivo desse movimento ? ( 2 linhas )

3) Qual tipo de igreja pensadores como Vicente de Paulo defende ? ( 2 linhas , 6ºparágrafo )

4) O que é concílio ? ( 2 linhas )

5) Quais tipos de representantes religiosos participaram do Concílio de Trento ? ( 2 linhas )



 17ª Semana (24 a 28 de maio) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

CALVINISMO E ANGLICANISMO: Crenças fruto do luteranismo !

O luteranismo é resultado da reforma protestante como vimos nas aulas anteriores.

Como consequência surgiram as doutrinas do calvinismo e do anglicanismo as quais se inspiram nas ideias de Lutero com toques autorais ( próprios ) de quem idealizou.

CALVINISMO

Doutrina teológica surgida a partir da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI. A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509- 1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero. No entanto, só receberia este nome após a sua morte.

DIFERENÇAS ENTRE LUTERANISMO E CALVINISMO !

A questão da salvação é a principal diferença doutrinária entre as duas correntes teológicas. Os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações. Por sua parte, os calvinistas pregam a Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus.

ANGLICANISMO

A Inglaterra foi um país que acolheu o pensamento protestante, especialmente o calvinista, que daria origem à Igreja Anglicana, na Inglaterra e à Igreja Presbiteriana, na Escócia. No entanto, ao contrário dos principados alemães e da Suíça, ali a Reforma Protestante foi conduzida pelo soberano, o rei Henrique VIII.

O monarca inglês queria se separar da sua esposa, a rainha Catarina de Aragão, uma vez que com ela não tinha tido um filho homem que garantisse a sucessão no trono. Por isso, o rei queria se casar novamente para obter o tão desejado varão. 

Assim, as ideias luteranas e calvinistas foram acolhidas por parte do clero deste país, que concederam o divórcio ao rei e provocaram a ruptura com a Igreja Católica Romana. Este fato deu origem à Igreja Anglicana, que nasceu subordinada ao rei inglês.

1) Sabe-se que o calvinismo é de inspiração luteranista com semelhanças e diferenças. Marque a opção que indica a maior diferença.

a) Sacramentos b) Salvação c ) Matrimônio ( casamento )

2) O que é a teoria da predestinação de Calvino ? ( 2 linhas )

3) Qual linha de pensamento protestante foi mais acolhida pelo rei da Inglaterra ?

a) Luteranista b) Calvinista

4) A origem da igreja anglicana foi resultado da aceitação das ideias luteranas ecalvinistas pelo rei e parte do clero ( autoridades religiosas ) Quais os dois acontecimentos que aparecem no último parágrafo do texto que causaram o início do anglicanismo ? ( 2 linhas )



 16ª Semana(17 a 21 de maio) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.


LUTERANISMO, O PENSAMENTO QUE DEU ORIGEM AOS PROTESTANTES OU SIMPLESMENTES EVANGÉLICOS!

A história independente de fonte nos revela em vários momentos que muitas vezes alguém quando questionou ideias nem sempre quis que fosse criado algo no lugar daquilo que foi questionado. Porem quando não há um feedback ( retorno ) da questão contestada. O resultado quase sempre é algo novo que acaba surgindo como dissidência ( por exemplo cristianismo surgiu porque os judeus não aceitavam a visão de Jesus Cristo sobre a fé em Deus ) .

A religião evangélica foi uma dissidência da igreja católica a partir das contestações de Martinho Lutero.

Martinho Lutero era católico que exercia o papel de monge e questionava muitas práticas da igreja católica:

- A venda de indulgências ( compra pelo perdão dos pecados)

- A salvação pelas boas obras.

- A existência dos santos

Lutero em outubro de 1517 colocou na porta da igreja de Wittenberg um documento chamado as 95 teses que questionava a conduta moral da igreja católica . Tais ideias passaram a ser debatidas em universidades europeias .

A igreja católica por meio do papa levou Lutero a julgamento e alegou que 41 das 95 teses eram heresia ( nome que se dava aos questionamentos mais firmes contra a fé católica ) . Exigiu que Lutero se desculpasse .

Como não houve o pedido de desculpas . Lutero foi excomungado da igreja católica. Ou seja foi expulso !

A excomunhão fez Lutero escrever as obras que deram a uma nova religião : O luteranismo !

ATIVIDADES ( copiar e responder no caderno )

1) Sobre Luteranismo marque a opção FALSA

a) Lutero era monge b) As crenças cristãs evangélicas começaram a partir do luteranismo c) Lutero nunca foi católico d) Lutero foi expulso ( excomungado ) daigreja católica.

2) Cite uma das práticas da igreja católica que Lutero criticava ( 2 linhas )

3) Leia os parágrafos com muita ATENÇÃO e marque a opção correta da seguintepergunta: Qual o motivo da excomunhão de Lutero ?

a) Escrever as 95 teses!

b) Ser julgado pelo papa e não se desculpar por escrever as 95 teses.

c ) Ter criado o luteranismo que deu origem as crenças protestantes ou evangélicas.



 15ª Semana (10 a 14 de maio) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

CARACTERÍSTICAS E CONSEQUÊNCIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

CARACTERÍSTICAS

Pode-se dizer que as grandes navegações foram:

Impulsionadas pelo Mercantilismo: as monarquias investiram nas navegações devido ao sistema econômico mercantilista, que propagava a ideia de que o acúmulo de riquezas é o fator de prosperidade para uma nação;

Apoiadas pela Igreja Católica: como já falamos, essa instituição queria captar novos fieis e recuperar a força que perdeu devido à Reforma Protestante, em um movimento conhecido como Contrarreforma;

Possibilitada pelo conhecimento: os livros tornaram a informação mais acessível e permitiram avanços sobre o conhecimento geográfico;

Viabilizada pelo desenvolvimento científico: Portugal contratou os maiores especialistas em conhecimento naval de sua época. Eram cartógrafos, astrônomos, geógrafos, construtores e pilotos. Eles aperfeiçoaram instrumentos náuticos criados por outros povos, como a bússola, astrolábio, quadrante, sextante e a balestilha.

CONSEQUÊNCIAS

Pode-se dizer que esse movimento redesenhou o mapa do mundo. Eles não só confirmaram suas suposições a respeito do formato da Terra, como também localizaram continentes até então pouco conhecidos. Entre as principais consequências estão a descoberta de territórios da África, bem como do continente que se tornou uma fonte inesgotável de riquezas para portugueses e espanhóis: a América.

A descoberta de um novo caminho para as Índias fez com que portugueses retomassem sua relevância comercial e obtivesse lucros exorbitantes. O país se tornou a principal potência econômica do mundo, posição em que era seguido de perto pela Espanha. 

Os principais feitos desse período foram:

A chegada de Cristóvão Colombo ( espanhol ) à América central em 1492, embora o descobridor acreditasse que havia chegado às Índias;

A chegada de Vasco da Gama às Índias pela rota que contornava a África, em 1498;

A chegada de Pedro Álvares Cabral ao litoral brasileiro, em 1500.

Existem evidências de que outros povos chegaram a terras remotas antes de portugueses e espanhóis. Um exemplo foi o das Missões Chinesas, que chegaram a ser documentadas. No entanto, a política de isolacionismo da Dinastia Ming acabou com essas expedições, deixando o espaço livre para a expansão marítima e comercial europeia.

1) Cite uma das características das grandes navegações ? ( 3 linhas )

2) O tópico sobre as consequências fala as vantagens de portugal ter descoberto o caminho para as índias. Quais são ? ( 2 linhas )

3) Qual o único navegador espanhol desse último tópico dos feitos de navegação ? ( 1 linha )



 14ª Semana (03 a 07 de maio) 

ATENÇÃO :

- Procurar as respostas no texto

- Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

OBJETIVO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES !

INTERESSE ECONÔMICO

A rota das Índias pelo Mediterrâneo foi interrompida pelos turcos otomanos, que conquistaram Constantinopla em 1.453.

A conquista otomana dificultou a compra de mercadorias vindas das Índias: tecidos e tinturas, tapetes, especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta…), marfim, açúcar, incenso, drogas, ópio e porcelana. Os comerciantes de Veneza passaram a ter o monopólio desse comércio e estabeleciam preços abusivos.

Diante da nova realidade, os europeus reconheceram a necessidade de buscar um novo caminho rumo às Índias. A alternativa era se lançar ao mar. Alguns navegadores acreditavam que era possível dar a volta na Terra pelo oceano para chegar ao território.

Outros acreditavam que era melhor contornar a África ( Périplo africano )

Independente da hipóteses, a navegação pelos oceanos tinha dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar terras desconhecidas nas campanhas de exploração. Os territórios recém-descobertos se tornariam fonte de matéria-prima para os europeus.

Devido a esses interesses e necessidades, algumas monarquias europeias começaram a investir nesse movimento de exploração dos mares. Portugal e Espanha se destacaram, até mesmo por sua posição avançada em relação ao Oceano Atlântico. Assim se iniciou o período das grandes navegações.

Portugal tinha ainda outras vantagens que garantiram o pioneirismo português. Além da localização estratégica, o país tinha o forte apoio da Igreja Católica, que pretendia expandir sua base de fieis. Eles haviam investido em um centro de estudos de navegação — a Escola de Sagres — o que lhes deu uma experiência náutica de destaque.

Outro fator foi importante para o pioneirismo europeu: diferente de outros países como França, Inglaterra e Espanha, Portugal se consolidou como nação de forma precoce. 

Unificado, estruturado e organizado, o país tinha condições de conduzir e financiar essas descobertas.

1) Os dois primeiros parágrafos do texto falam que a rota das índias pelo Mar Mediterrâneo foi dificultada pela conquista Otomana que dificultou a compra de produtos para comercialização. Cite a situação informada no final do segundo parágrafo que explica essa dificuldade. ( 2 linhas )

2) O terceiro parágrafo informa os dois objetivos da navegação pelos oceanos. Quais ? ( 2 linhas )

3) Quais os dois países que mais se destacaram nas grandes navegações ? ( 1 linha )

4) O último parágrafo nos informa situações de vantagem do pioneirismo de Portugal nas navegações. Cite pelo menos uma ( 2 linhas )



 13ª Semana (26 a 30 de abril) 

ATENÇÃO :

-  Procurar as respostas no texto

-  Quando me enviarem a foto da atividade para o meu whatsapp que está nos grupos das minhas turmas. Por favor me informem o nome e a turma para facilitar a anotação de pontos.

GRANDES NAVEGAÇÕES : A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL DOS PAÍSES EUROPEUS QUE CHEGOU A CONTINENTES OS QUAIS GANHARAM NOMES !


Maior parte das civilizações da idade antiga até o século XV ( 15 ) se concentrava em torno do Mar Mediterrâneo com direito a impérios construídos em torno desse mar.

Exemplos: Egípcios, babilônios, medo-persas, hebreus, gregos e romanos .

Mais tarde, os bárbaros que invadiram o Império Romano e formaram muitas das nações europeias conhecidas ( Alemanha, Noruega , Dinamarca, etc ) que também não ultrapassavam um limite: o Estreito de Gibraltar.

Razões para isso não faltavam. As embarcações ainda não eram tão resistentes e dificilmente teriam sucesso em um oceano aberto. Muitos ainda acreditavam que a Terra era plana e que, se seguissem viajando por essas águas, cairiam em um abismo infinito.

Outro ponto importante para essa limitação era o escasso conhecimento cartográfico. Os mapas traçavam apenas uma pequena parte do planeta, e com contornos bastante diferentes dos atuais.

Surgiram crenças míticas com as limitações físicas e de conhecimento.  Afirmava-se que os oceanos possuíam grandes monstros marinhos, que atacariam as embarcações. Além disso, eles acreditavam que ao Sul os mares eram tão quentes que ferviam, colocando os navegantes em risco.

Felizmente, o conhecimento se desenvolveu. Ao observar as embarcações que se lançavam ao mar, estudiosos começaram a perceber que elas desapareciam à distância aos poucos, da base para o topo. Esse fato indicava que a Terra não era plana, mas esférica.

Além disso, outras descobertas contribuíram para impulsionar a ousadia de navegadores. Eles desenvolveram instrumentos de navegação que se baseavam na posição dos astros para a localização das embarcações. As novas caravelas pareciam muito mais resistentes que os navios anteriores. A pólvora começou a ser utilizada para fabricar armas potentes, capazes de combater inimigos (ou monstros).

ATIVIDADES ( Copiar e responder no caderno )

1) Qual o nome do mar que era ocupado por quase todos os povos da idade antiga ou antiguidade ?  ( 1 linha )

2) Alguns parágrafos do texto mostram as razões das dificuldades de navegação. Marque a opção que diz respeito a questão dos mapas.
a) As embarcações não eram resistentes   b) Crenças em monstros marinhos  c) Pouco ( escasso ) conhecimento cartográfico

3) O penúltimo e o último parágrafo mostram situações de desenvolvimento das condições de navegação.  Cite uma delas na resposta.  ( 3 linhas ) 


 12ª Semana (19 a 23 de abril) 

Atividade disponível no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1OGvdxx1lCmBvhGm3veXswhEqOkZOMyTI/view?usp=sharing


Olá, queridos alunos! 

Por motivos de força maior, o blog não pôde ser atualizado do período de (16 de março a 16 de abril). Neste período, as atividades foram postadas nos grupos de Whatsapp de nossa escola. Caso tenha perdido alguma atividade nesse período, entre em contato diretamente com seu professor pelo Whatsapp. 


 6ª Semana (08 a 012 de março) 



 5ª Semana (01 a 05 de março) 

- Olá! Estamos na semana de revisão.

 - Esta semana deve ser para colocar todas as tarefas atrasadas em dias.

- Consulte seus professores, através dos contatos de whatsapp, para confirmar sua situação.

- Caso já tenha entregado todas, aproveite para revisar os conteúdos estudados ou entre em contato com seu professor para receber atividades complementares.

Bom estudo!!! 

 4ª Semana (15 a 19 de fevereiro) 

COPIAR E RESPONDER NO CADERNO !

HISTÓRIA - UMA PRODUÇÃO DE SABER !

A história é uma área de estudo que investiga as vivências humanas ao longo do tempo.

A palavra história em sua origem grega significa "procurar saber" ou "informar-se"

Sempre investigamos muitas coisas da vida humana quando estamos história .

- Formas de trabalho e diversão

- Tipos de alimentos produzidos e consumidos

- Relações de dominação e resistência

Quando adquirimos conhecimento histórico que as situações mudadas no passado .

Também percebemos que uma mesma situação pode mudar tanto no passado , quanto no presente.

A falta de consciência histórica nos faz acharmos as situações naturais do tempo

presente naturais sem enxergar maneiras de modificá-las .

Estudar história é uma maneira de refletir sobre como podemos construir o mundo atual e participar dele.

1) O que é História ? ( 2 linhas )

2 ) O texto fala de várias coisas que investigamos em história. Cite um desses exemplos na resposta. ( 2 linhas )

3) Qual a consequência da falta de consciência histórica ? ( 2 linhas )

 3ª Semana (15 a 19 de fevereiro) 

Clique na imagem para ampliar


 2ª Semana (08 a 12 de fevereiro) 

Clique na imagem para ampliar

 1ª Semana (01 a 05 de fevereiro) 


 Apresentação do professor